Apesar de muito falados ultimamente graças ao burburinho causado pelo Google Glass, os óculos de realidade virtual não surgiram nos últimos anos. Experimentos dotados dessa tecnologia existem desde a década de 70.

Hoje em dia, diversas empresas fabricam o curioso aparelho. Mas afinal, o que ele faz?

man with futuristic glasses

Foto: iStock.com

 

Os óculos de realidade virtual – também chamados de óculos VR – nada mais são do que aparelhos em formato similar ao de óculos tradicionais, cujas lentes são substituídas por telas LCD. Estas telas reproduzem imagens de realidade virtual conforme o usuário movimenta a cabeça, dando a sensação dele pertencer ao ambiente projetado nelas.

Esta tecnologia vem sendo muito utilizada por empresas fabricantes de jogos eletrônicos, a fim de oferecer maior realidade aos usuários. Porém seu uso já vem sido aplicado por empresas fabricantes de celulares e computadores, com o objetivo de oferecer uma experiência mais interativa. Estuda-se para que futuramente estes equipamentos possam ser implementados na medicina para uso em procedimentos cirúrgicos, mas a infinidade de utilidades para os óculos VR são infinitas, provando que a visão de futuro que tínhamos há pouquíssimo tempo atrás, está cada vez mais próxima da realidade.