O teste do olhinho é cada vez mais aguardado por pais que estão atentos. Ele pode ser realizado pelo oftalmologista ou pelo próprio pediatra.

O teste do olhinho detecta doenças sérias como catarata e glaucoma congênitos, assim como algumas infecções. Apesar desse teste ser imprescindível para a saúde do bebê, ele não detecta problemas na visão. Se o bebê tiver miopia, astigmatismo ou hipermetropia, por exemplo, somente o médico oftalmologista poderá detectá-los.

testedoolhinho

 

Os bebês ainda não têm a visão completamente desenvolvida. E o fato de serem muito pequenos e não conseguirem expressar o que sentem, isso faz com que os pais tenham que ficar muito mais atentos ao comportamento deles e a qualquer sinal de que possa ter algo errado.
Por exemplo, se o bebê apresenta um reflexo branco no centro da pupila ou a córnea opaca ou esbranquiçada os pais precisam procurar um especialista o mais rápido possível. Alguns desses problemas somente se resolvem com cirurgia.

cbebecatarataongenita
Outros sintomas como olhos vermelhos ou com secreção podem parecer problemas simples e comuns, mas podem não ser. Se o bebê contraiu uma infecção ao nascer, isso precisa ser tratado pois pode trazer problemas sérios para sua visão.
Quanto mais cedo tiver um diagnóstico, melhor será a recuperação do bebê caso algum problema seja detectado.

imagemdestacada1

Alguns sintomas de que o bebê pode não estar enxergando bem
* Se o bebê já está com idade para estender a mão para pegar algo que está na direção dele e ele não consegue ou está com muita dificuldade para fazê-lo, ele pode não estar enxergando direito.
* Se parece que ele está apertando os olhinhos
* Se com mais de 1 mês de vida nem a luz ou mobiles chamam a atenção dele.

 

bebecommobile

Então o que fazer?

Os problemas de visão, como miopia, astigmatismo e hipermetropia devem ser corrigidos porque sem a correção a visão tona-se preguiçosa e isso poderá trazer problemas para a visão futura do bebê.

O bebê pode usar óculos?
Sim, pode. Se o médico oftalmologista disser que o bebê precisará de óculos existem no mercado óculos próprios para os bebês. Eles são bem flexíveis com lentes resistentes e com um tipo de elástico para que o óculos fique seguro na cabecinha dele.

Em geral os bebês se adaptam muito bem a eles.

bebecomoculospaorpriado

Lembre-se: a prevenção é melhor medida!!