Na semana passada, mostramos para você as causas e os sintomas do Glaucoma. Agora, para finalizar a nossa série especial sobre os problemas oculares mais comuns, vamos abordar outra deficiência que também atinge muita gente, principalmente aqueles que já passaram dos 40: a presbiopia.

Quais são os sintomas da presbiopia?
Os primeiros sintomas da presbiopia costumam surgir por volta dos 40 anos de idade. Inicialmente ocorre o chamado “cansaço na vista” e algumas dores de cabeça. Pessoas com presbiopia costumam afastar os objetos para enxergar melhor.

O que causa a presbiopia?
A presbiopia é um fenômeno inevitável. Com o avançar da idade, o cristalino perde elasticidade e, como resultado, a capacidade de foco diminui. Levando em consideração que grande parte destes problemas pode ser corrigida de maneira eficaz, é necessário manter-se atento para quaisquer sinais que venham a surgir. A medicina preventiva ainda é a melhor solução para prevenir sérios danos à saúde ocular.

Após os 40 anos, as visitas ao oftalmologista devem se tornar cada vez mais frequentes, tendo em mente que o envelhecimento natural acarreta diferentes alterações na visão humana.