Na semana passada, mostramos para você as causas e os sintomas do astigmatismo. Agora, para dar sequência a nossa série sobre os problemas oculares mais comuns, vamos abordar outra deficiência que também acomete muita gente: a catarata.

Quais são os principais sintomas da catarata?

Os sintomas da catarata incluem visão desfocada sem dor, visão dupla, ofuscamento e halos em volta da luz, cores que parecem menos vivas e amareladas, troca frequente do grau dos óculos, visão deficiente à noite, sensibilidade à luz e a impressão constante de que a iluminação não está boa.

O que causa a catarata?

A catarata é uma das poucas doenças oculares que não possui razões cientificamente explicadas para ocorrer. Sabe-se que todas as pessoas são vulneráveis a esta doença, já que o principal motivo para seu surgimento é o envelhecimento da estrutura ocular. Além disso, existem outras patologias que podem levar à catarata, como a diabetes, baixo nível de cálcio no organismo, exposição excessiva a raios ultravioleta e o uso prolongado de medicamentos que contém corticosteróides.

Na próxima semana, abordaremos outro problema bastante comum em nosso país: o glaucoma. Não perca!