Na semana passada, mostramos para você as causas e os sintomas da hipermetropia. Agora, para dar sequência a nossa série sobre os problemas oculares mais comuns, vamos abordar outra deficiência que também acomete muita gente: o astigmatismo.

Quais são os principais sintomas do astigmatismo?

Pessoas que sofrem de astigmatismo enxergam de maneira distorcida objetos próximos e distantes. As imagens ficam embaçadas, como se estivessem sendo observadas através de um vidro ondulado, porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. O astigmatismo mais intenso pode causar sintomas como visão borrada, fadiga ocular ou dores de cabeça.

O que causa o astigmatismo?

Normalmente, a córnea possui forma arredondada e é lisa. Quando ela tem um formato mais ovalado ocorre o astigmatismo, que é hereditário e pode ser diagnosticado em conjunto com a miopia ou a hipermetropia.

O astigmatismo pode ser facilmente corrigido com óculos ou lentes de contato. Se você sente algum dos sintomas que citamos, consulte um bom oftalmologista. Caso você precise usar óculos de grau, faça uma visita a uma das várias lojas da Belliótica e consulte nossas opções em lentes e armações.

Na próxima semana, abordaremos outro problema bastante comum em nosso país, principalmente entre as pessoas mais velhas: a catarata. Não perca!