A maior premiação do cinema, os Academy Awards, é um ótimo termômetro de tendências do mundo da moda.

Embora os looks desfilados no tapete vermelho muitas vezes estejam fora da realidade de muitas mulheres, é sempre interessante ficar de olho no tom que mais se destaca, em recortes e modelagens e outros pequenos detalhes que podem ser adequados ao vestuário brasileiro.

Logo de cara, o que podemos levar da edição de 2013 são os tons metalizados, tanto dourado quanto prateado. É o retorno do brilho, que pode ser adaptado facilmente para o nosso dia a dia: em um vestido para a noite, uma jaqueta, saias ou até mesmo camisas.

Ao contrário do que vimos em anos anteriores, pouquíssimas atrizes apostaram no comprimento curto. Todas foram de longo, como manda a tradição dos red carpets.

Outro detalhe interessante, que pode fazer sucesso por aqui também, foi a escolha de Anne Hathaway e Jennifer Lawrence de usar o colar virado para trás. Estaria despontando mais uma tendência fashion?

Agora, falando nos vestidos escolhidos: Renée Zellweger apostou em um Carolina Herrera dourado metalizado, com um shape fino, dando destaque as curvas da atriz; Já Jennifer Garner preferiu relembrar as últimas temporadas com um vestido cor de uva; Adele, como sempre de preto, usando um Jenny Packham; Naomi Watts também apostou no metalizado, mas desta vez prateado.

O destaque de Anne Hathaway ficou na parte de trás do vestido, com um recorte e um laço bastante interessante, já que o decote traseiro é uma das tendências mais fortes do próximo outono/inverno; De Alexander McQuenn, Amanda Seyried não fez feio e pode ser considerada umas das mais bem vestidas da noite, concordam?

Catherine Zeta-Jones foi outra a apostar no dourado metalizado e usou um Zuhair Murad; Com um estilo bem diferente das demais, Zoe Saldana escolheu um vestido mais girlie de Alexis Mabile Couture; Por fim, a vencedora do prêmio de Melhor Atriz, Jennifer Lawrence, escolheu um Dior Haute Couture bem estruturado para receber sua estatueta.