Foi-se o tempo em que usar óculos de grau era motivo certo de virar piada no grupo de amigos. Atualmente, o acessório é visto como sinal de originalidade, e utilizado pelos mais diversos estilos de pessoas, incluindo mulheres que gostam de maquiagem.

O uso das lentes corretivas exige atenção maior, mas não impede nenhuma mulher de maquiar-se no dia a dia, ou em situações que necessitem de uma produção mais caprichada.

Quem utiliza lentes para correção de miopia deve lembrar que o efeito delas sobre os olhos é de diminuição, sendo assim é preciso usar o lápis na raiz externa rente aos cílios inferiores, e não na linha d’água como a maioria costuma fazer. Já o lápis branco ou bege nesta linha abre o olhar deixando o visual mais harmonioso.

Agora, as usuárias de lentes para hipermetropia são vítimas do efeito contrário. Elas aumentam os olhos fazendo com que seja preciso utilizar o lápis na linha interna, preferencialmente, acompanhado de sombras discretas, gerando um visual equilibrado.

O hábito de combinar as cores de sombras com as das armações deve ser evitado. O melhor a fazer caso a armação seja colorida, é usar tons neutros. Se a vontade é ousar, a combinação de cores contrastantes também é uma ótima opção. Por exemplo, se a haste do modelo é roxa, tons de verde ficam super bonitos.

Em qualquer um dos casos é preciso lembrar que olheiras, manchas e espinhas precisam ser bem escondidas com corretivo. As sobrancelhas devem estar bem cuidadas e marcadas para destacarem a expressão. Nos lábios, o melhor é optar por um batom ou gloss mais discreto, para que não haja briga entre os pontos de atenção do rosto.

E não tem desculpa para sair de casa de cara lavada. Hoje em dia, existem no mercado diversas opções de armações feitas especialmente para usar na hora de fazer a maquiagem. Elas são projetadas para que se possa levantar a lente do olho que está sendo maquiado, enquanto o outro enxerga perfeitamente bem. Dessa forma, ninguém corre o risco de sair com o blush marcado ou o delineador borrado.