É difícil achar alguém que não fique horas e horas no Facebook colocando a conversa em dia com os amigos e fuçando perfis alheios, não é? Sem contar o tempo que passamos no trabalho, que na maioria das vezes também envolve uso do computador. O aparelho virou um acessório indispensável do dia a dia, mas precisamos ficar de olho nos efeitos que o uso em excesso do computador pode ter em nossos olhos.

E não se trata de bronca de mãe, apenas. De acordo com um estudo publicado pelo National Institute of Occupational Health and Safety (NIOSH), 90% das pessoas que passam mais de três horas por dia diante da tela do computador acabam tendo algum problema de visão. Isso vale tanto para quem trabalha diante do computador como também para quem gasta horas se divertindo em casa.

Males causados pela exposição em excesso ao computador incluem a síndrome do olho seco, fadiga e irritação nos olhos. Em graus mais fortes de exposição, a vista pode começar a doer, pode ficar difícil se concentrar e também podem surgir dores de cabeça. Além disso, vários outors estudos associam o uso em excesso do computador a síndrome metabólica, obesidade, sedentarismo, problemas de relacionamento interpessoal e outros.