Muita gente se pergunta se precisa de óculos e muitas vezes não vai ao médico por achar que não é algo grave. Mas você sabia que, a cada 100 pessoas, 85 têm algum tipo de problema na visão?

Isso quer dizer que apenas 15 pessoas a cada 100 têm a visão perfeita. Esse número é baixo porque existem diversos fatores a serem combinados a fim de enxergar com nitidez. Por exemplo: a distância ideal entre a superfície da córnea e a retina é de exatos 24 milímetros. Se essa distância variar em apenas um milímetro para frente ou para atrás, a pessoa em questão se torna míope ou hipermétrope. Quem diria que um milímetro faria tanta diferença?

Além disso, se sua córnea não for perfeitamente esférica, você terá astigmatismo, o que que significa que você terá dificuldades para enxergar tanto de perto como a distância.

Por isso, é fundamental consultar um oftalmologista regularmente. Confira os principais sintomas que indicam a necessidade de usar óculos:

1. Dores de cabeça: Por mais corriqueiro que pareça, você deve prestar atenção à frequência e intensidade de dores de cabeça, pois elas podem ser indicadores de problemas de visão.

2. Vista cansada: Ardência, lacrimação ou ressecamento dos olhos em excesso também são fortes indícios de que está na hora de você usar óculos. Esse tipo de sintoma é comum principalmente entre profissionais que lidam exaustivamente com computadores.

>3. Apertar os olhos para ver com mais nitidez: esse sinal pode passar despercebido no dia a dia, mas é um sintoma claro de que algo está errado. O mesmo vale quando você precisa estar muito perto dos objetos para enxergá-los bem.

4. Sensibilidade à luminosidade: preste atenção – se a luz do monitor ou iluminação ambiente incomodam você com ardência nos olhos e se você sente grande necessidade de piscar o tempo todo, esse pode ser mais um sintoma de que você precisa de lentes de grau.

Consulte seu oftalmologista e depois passe na Belliótica mais próxima para escolher armações e lentes com a melhor qualidade.