Não podia faltar nos nossos ídolos consagrados a estátua da grande escritora Raquel de Queiróz. O autor da estátua da Raquel é o artista Murilo de São Toledo. Ela está sentada em um banco, na Praça dos Leões, no centro de Fortaleza, desde 06 de dezembro de 2005. Os óculos da estátua já foram danificados e levados por vândalos, várias vezes.

Raquel tem vários livros de sua autoria e um deles é bem conhecido do público: Memorial de Maria Moura, que virou série.

raquel-praca-dos-leoes3

 

Um banquinho, um violão” foi o título dado a escultura do cantor e compositor João Gilberto. A estátua inaugurada em 24 de outubro de 2015, em Juazeiro-Bahia, foi feita pelo artista Leo Santana e está situada perto de um posto policial (ao lado do Vaporzinho) para não ser alvo de vândalos.

Uma curiosidade é que essa é a única estátua que foi realizada e inaugurada com um artista vivo.

estatuajoaogilberto-juazeiro-oculos
Cartola, autor da música “As rosas não falam” que é tão conhecida de todos, tem estátua em sua homenagem no Rio, no Morro da Mangueira. Ali, Cartola morou quase que sua vida toda. A estátua de bronze está instalada em um pedestal bem na entrada do morro. Para quem não sabe, foi Cartola que escolheu as cores verde e rosa, para a Mangueira.

cartolaeessa
Show, não é?

As homenagens foram mais do que merecidas.