Já parou para pensar no que significa cada um desses problemas oculares? Acompanhe com a gente a seguir para saber mais sobre a miopia e o astigmatismo:

A miopia é apontada como um dos problemas oculares mais frequentes. Ela faz com que objetos distantes fiquem desfocados e difíceis de serem vistos corretamente. Isso ocorre por conta de um erro de refração na retina. Além da cirurgia a laser, outra forma de correção da miopia é o uso de óculos, que emprega lentes que corrigem esta falha.

Já o astigmatismo ocorre quando a córnea possui uma curvatura anormal, o que faz com que a visão fique distorcida para perto e, em alguns casos, para longe. A visão torna-se distorcida porque os raios de luz não são levados ao cérebro da forma correta devido à curvatura anormal da córnea. Também são características de uma visão astigmata o ardor nas vistas e dor de cabeça.

É particularmente importante ficar atento à saúde ocular das crianças, já que estes e outros problemas oculares tendem a surgir na infância. São características de algum problema na vista nesta idade dificuldade de aprendizado, dores de cabeça e tonturas. A criança não consegue ler o que está escrito na lousa e nem nos livros, dependendo da gravidade do problema.

É muito importante visitar regularmente o seu oftalmologista, já que muitos problemas oculares, em especial os mais graves, podem ser completamente curados se tratados com antecedência. Quando foi a sua última consulta?