Depois da estreia da novela Salve Jorge, na emissora Globo, com algumas histórias ambientadas na Turquia, o estilo turkish ganhou força no Brasil e promete inspirar muitas coleções nas próximas estações.

 
Donas de personalidades fortes e com costumes rigorosos, as turcas possuem uma maneira marcante de se vestir. Seja nos acessórios, nos tecidos ou nas estampas, é possível enxergar as características de cada uma na escolha da roupa.

 
Como a moda turca está, predominantemente, ligada às tradições bizantinas e islâmicas, é comum que a modelagem das roupas sejam mais retas e largas para não marcar o corpo. Por aqui, as brasileiras que preferem destacar suas curvas podem lançar mão de combinações com amarração de lenços e cintinhos.

 
Os tecidos são leves, ótimos para o clima quente, e muitas vezes brocados com fios de dourado ou prata. Dentre os acessórios destacam-se o olho grego e os lenços de estampas variadas.

 
A ousadia da tendência está mais em bordados e estampas, em geral, geométricas, pois, quando falamos em cartela de cores a regra é fugir dos contrastes.

Na novela, é comum você ver as personagens de Tânia Khalil e Cléo Pires com peças de tonalidades de azuis. O turquesa, por exemplo, é uma das referências.

Passarelas


Em geral, a cada nova semana de moda um país do Oriente é escolhido para inspirar a coleção de um ou dos estilistas. A cultura japonesa é uma das campeãs em servir de inspiração, assim como a indiana. Contudo, pouco vemos nas passarelas referências à Turquia.

Talvez prevendo o estouro que seria a tendência turkish após a estreia da novela Salve Jorge, a grife Água de Coco apostou suas fichas nas estampas e acessórios desta tendência e lançou na penúltima edição da SPFW a coleção “Retrato Turco” para o verão 2013.

 
Uma explosão de brilhos misturou-se com as estampas digitais e a marca apresentou na passarela uma coleção marcante e de personalidade, com bordados, rendas e tramas vazadas.