Olhos

É graças aos olhos que sabemos a maior parte do que entendemos sobre o mundo. É por causa deles que você enxerga o mundo com outros olhos – seja dando uma perspectiva mais otimista para aquele dia cinza, ou encontrando beleza no reflexo da poça d’água.

Sua visão é realmente a grande responsável por tudo o que você sabe. Mas será que você sabe tudo sobre ela?

Um dos órgãos mais complexos e fascinantes do corpo humano, os olhos guardam muitas surpresas em seu funcionamento. Afinal, são responsáveis por captar imagens do dia a dia e transmiti-las para o cérebro para serem decodificadas. Todo este trabalho é feito pelos olhos em uma velocidade extrema, de forma que você nem pensa muito no processo quando ele está sendo feito.

Estes pequenos notáveis escondem grandes surpresas. Dentre elas, estas cinco que consideramos as mais surpreendentes:

1. A pupila se dilata quando estamos apaixonados
Parece puro romance, mas é verdade. As pupilas dos olhos dilatam até 45% quando olhamos para alguém que nos atrai. Aliás, na Idade Média, mulheres de pupilas dilatadas eram consideradas mais atraentes por conta disso.

2. A utilidade do tapa-olho dos piratas
Um dos traços mais característicos do traje clássico dos piratas inclui um tapa-olho. E não se trata de ficção: alguns destes criminosos dos mares usavam este recurso para se adaptar com facilidade à troca frequente de luz entre o lado de fora e de dentro do navio.

3. A íris possui 256 características únicas
É bem difícil encontrar pessoas com características de íris iguais, o que motivou a tecnologia de segurança a investir em scanners de retina. Em comparação, impressões digitais são bem menos seguras, pois possuem somente 40 características únicas.

4. Córneas de tubarões
As córneas dos tubarões são muito similares às humanas. São tanto que chegam a ser usadas em cirurgias de transplantes de córnea.

5. Bebês nascem daltônicos
A percepção das cores ocorre de forma gradual. Ou seja, ao nascerem, os bebês são essencialmente daltônicos. A habilidade de distinguir as cores surge geralmente na altura dos 5 meses de idade.

De fato, a visão é um dos sentidos mais surpreendentes do corpo humano. Por isso, não perca o melhor que ela pode oferecer! Consulte regularmente o seu oftalmologista e passe em uma das nossas lojas para encontrar as suas armações. 🙂