Hoje em dia, praticamente todo mundo tem ao menos um par de óculos escuros. Úteis, acabaram sendo aderidos com tanta frequência que se tornaram acessórios de estilo também.

Mas nem sempre eles tiveram o formato que têm hoje. O primeiro modelo de um utensílio que protegia os olhos era feito de madeira, osso ou marfim, e não tinha lentes de vidro.

óculos escuros antigos

Esse modelo foi criado pelos Inuit, mais conhecidos como esquimós, com o objetivo de evitar “a cegueira das neves” – uma condição agravada pelo grande poder refletor da neve, alta claridade e alto grau de radiação ultravioleta.

Hoje, nem mesmo os povos em regiões polares utilizam esses modelos, mas dizem que apesar de toda a modernidade, os primeiros protótipos de óculos escuros têm vantagens sobre os modelos modernos: Ele não embaçam ou congelam, já que não feitos de cristal ou vidro.

É importante lembrar que você deve tomar cuidado ao escolher novos óculos de sol, pois as lentes devem ser certificadas e conter proteção contra raios ultravioleta. Lentes sem proteção podem danificar gravemente a visão.