kid_glasses

A infância é uma época muito importante para detectar problemas e complicações de saúde pois as chances de reverter a situação e de prevenção são muito maiores.

E isso inclui a visão também. Cerca de 25% das crianças em idade escolar desenvolvem algum problema na vista.

É fundamental que pais e professores estejam atentos às condições de estudo das crianças, sempre criando um ambiente iluminado e com a distância apropriada entre aluno e lousa/tela do computador.

Esteja atento a esses 5 sinais de que seu filho precisa usar óculos:

1. Dor de cabeça: esse sintoma pode resultar do esforço extra que a criança está fazendo para enxergar. Leve a criança a um oftalmologista se aas queixas forem frequentes, especialmente na hora de fazer os deveres de casa.

2. Apertar os olhos para ler: fácil de perceber e muito comum, tentar enxergar com os olhos semi-cerrados é uma tentativa de focar melhor as imagens ou textos. É um sintoma que não pode ser ignorado.

3. Coceira persistente nos olhos: a fadiga ocular deve ser analisada por um profissional. Pode ser conjuntivite ou proveniente de grande esforço para enxergar melhor.

4. Dificuldade para aprender a ler ou dificuldade para ler em geral: O desempenho escolar da criança pode ser um grande indicativo de que sua visão não está em ordem. Se a criança se perder durante a leitura e para evitar isso, acompanhar as frases com o dedo ou até mesmo não conseguir acompanhar o ritmo escolar, consulte um médico para diagnosticar um possível estrabismo ou astigmatismo.

5. Sensibilidade à luz: nem sempre é sono ou preguiça. Problemas na visão provocam um incômodo com o brilho da luz.

Fique de olho nesses sintomas e cuide bem de seu pequeno! 😎