BLOG > Óculos

Saiba qual é armação de óculos ideal para seu formato de rosto
12/05/11 ás 17:40

Durante o processo de decisão para compra dos óculos, vários fatores devem ser levados em consideração. O formato do rosto costuma ser o ponto decisivo. No entanto, outros aspectos fisícos e até comportamentais devem ser analisados antes da aquisição.

Pessoas com rosto arredondado costumam ficar melhor com os modelos retangulares ou quadrados. Já quem tem rosto quadrado consegue maior harmonia se escolher as armações redondas ou ovaladas.

Óculos quadrados ou retangulares equilibram o formato de rosto redondos.

Armações redondas ou ovais suavizam as formas do rosto quadrado.

Rostos triangulares, aqueles com a testa mais larga e o queixo fino, conseguem melhor equilíbrio se os óculos escolhidos forem do tipo aviador ou ovalados na parte inferior. O rosto com formato oval fica bem com a maior parte das armações, o segredo é escolher a que melhor se adapte a todo conjunto.

O rosto triangular se torna mais harmonioso com óculos estilo aviador.

Rostos ovais ficam bem com a maioria dos modelos.

O tipo de problema à ser corrigido também deve ser observado e levado em conta na escolha. As lentes para altos graus de miopia costumam ser grossas, por isso armações grandes devem ser evitadas já que com o passar do tempo podem gerar desconforto na utilização. Já as lentes de hipermetropia aumentam visualmente o tamanho dos olhos, nestes casos as armações maiores disfarçam o problema por reterem o foco do observador.

A personalidade, profissão e estilo são aspectos que merecem atenção no momento da escolha. Profissões formais que exijam sobriedade no visual pedem por armações discretas e neutras. Pessoas extrovertidas e ligadas no mundo fashion estão liberadas para ousar com óculos grandes, coloridos ou com aplicações. Agora, se o objetivo é ser discreto ou não enjoar do modelo escolhido tão cedo, a melhor escolha é focar em um modelo clássico e pouco extravagante.

As sobrancelhas são extremamente importantes para a harmonia dos traços faciais. Portanto, não devem ser escondidas sob os óculos. Elas devem ficar alguns milímetros acima da armação para que as expressões não sejam comprometidas.

O segredo é sair de casa sem pressa para tomar a decisão. Quanto mais modelos forem experimentados maior será a certeza do que combina ou não com você. Não adianta sair decidido à comprar um modelo que viu em alguém e ficou lindo, pode ser que ele não seja o ideal.